Todo mundo já sabe que a vitamina D é uma substância de extrema importância para o funcionamento do organismo. E hoje, boa parte da população é deficiente sem nem mesmo saber disto. Então, abaixo vamos listar alguns sintomas que a falta desta vitamina pode ocasionar para que você entenda a necessidade de buscar um atendimento profissional caso tenha alguns destes sintomas:
- cansaço constante;
- imunidade baixa;
- depressão;
- queda de cabelo;
- dor muscular;
- atraso no crescimento em crianças.
Quando a deficiência de vitamina D é grave ela pode impulsionar o desenvolvimento de doenças secundárias, que merecem atenção. São elas: Raquitismo; Osteoporose; Diabetes; Obesidade; Hipertensão arterial; Artrite reumatóide e Esclerose múltipla.
De acordo com o Dr. José Fernando Macedo, Vice Presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), a Vitamina D está presente em diversos alimentos, como peixes gordos, cogumelos, ovos, leite, queijos, fígado bovino e suplemento dietéticos em forma de comprimidos.
Contudo, a principal forma de adquirir Vitamina D é através do sol.
“A nossa capacidade de produzir Vitamina D em nosso próprio organismo é estimulada pela exposição da pele ao sol”, aponta. Mas, como tudo na vida, é preciso equilíbrio. O médico alerta que a exposição solar, sem protetor, deve ser de no máximo 15 minutos por dia para peles brancas.
Em uma consulta com o médico ele ainda poderá pedir exames para avaliar a deficiência de vitamina D e suplementar, quando necessário, de acordo com a dosagem especifica que cada pessoa precisa.
Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação de um profissional habilitado, pois o excesso deste medicamento pode trazer prejuízos a saúde.