A Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vigor, rejuvenescer e aumentar a expectativa de vida, fazendo parte justamente dos Rasayanas na medicina Ayurvédica — que são técnicas e componentes que visam aumentar a longevidade do indivíduo.
É uma planta popular usada para promover energia, longevidade e bem-estar geral. E também uma excelente erva afrodisíaca que auxilia na melhoria e manutenção da saúde sexual.
Ela pode ser considerada uma erva que melhora a libido que tenha sido abalada por fobias e neuroses. Existe uma pesquisa que associa tal efeito com a melhora na fertilidade masculina, relacionando o consumo de Ashwagandha e a qualidade do sêmen. Outro aspecto que pode ser levado em consideração é o aumento do nível de testosterona, o qual pode aumentar a libido.
A ashwagandha possui substâncias na sua composição, como sitoindosideos e acilsterilglicosideos com ação adaptogênica, que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, diminuindo a produção de cortisol que é um hormônio liberado em maiores quantidades em períodos de estresse.
Além da ação adaptogênica, a ashwagandha também tem substâncias que atuam no sistema nervoso central da mesma forma que o neurotransmissor GABA, o que ajuda a aumentar a sensação de relaxamento do corpo e diminuir os sintomas de ansiedade e estresse como agitação, nervosismo, cansaço mental ou dificuldade de concentração.
A ashwagandha pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade que muitas vezes pode causar dificuldade para dormir. Desta forma, essa planta medicinal pode ser útil para ajudar a combater a insônia.
Além disso, ao melhorar a qualidade do sono e combater a insônia, essa planta medicinal também ajuda a melhorar os níveis de energia e o estado de alerta durante o dia.
Também conhecida como ginseng indiano, ela é rica em alcaloides, lactonas e saponinas, elementos que possuem propriedades anti-estresse, anti-inflamatórias e calmantes. Além disso, a Ashwagandha contribui para o desempenho físico e mental, e ainda ajuda a reduzir a ansiedade.
Apesar de ter inúmeros benefícios, a Ashwagandha possui algumas restrições. De acordo com a nutricionista Bruna Ribeiro: "Como todo suplemento e fitoterápico, não deve ser consumido sem orientação de um profissional de saúde. Ashwagandha, por possuir efeito medicinal, não deve ser consumida por grávidas e lactantes, especificamente."
Além disso, pessoas com doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus, ou que tenham úlcera no estômago, também não devem tomar nenhum componente com a planta.
Também não é recomendável para pessoas que façam uso de remédios para ansiedade ou depressão, e quem possui hipertensão ou diabetes.